redacao@gritoregional.com.br     (67) 9 8175-8904

Tudo sobre a região do Anhanduizinho

Tudo sobre a região do Anhanduizinho

           

Campo Grande, domingo, 03 de dezembro de 2023.

Prefeito Marcos Trad assina parceria para reforma do Terminal Morenão

Goteiras,odor dos banheiros e má conservação podem estar com os dias contados no Terminal Morenão (Divulgação)

Inaugurado em março de 1992, o Terminal Rodoviário Urbano Paulo Pereira de Souza, conhecido por todos como “Terminal do Morenão”, após 15 anos de existência, finalmente entrou na lista do prefeito Marcos Trad, para a reforma que há tanto tempo vem sendo pedida pelos usuários do transporte coletivo que fazem no mesmo ponto de chegada ou de partida.

Localizado na Avenida Costa e Silva, próximo à Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), o “Morenão” como ficou conhecido, foi ao longo do tempo sem a devida conservação, sendo estragado pela ação do tempo e principalmente dos vândalos que circulam pelo local diariamente.

O “Morenão” é, de acordo com os dados estatísticos, o mais movimentado da Capital e pelo local circulam diariamente mais de 100 mil pessoas que no vai e vem do dia-a-dia, chegam ou saem do mesmo com destino aos outros terminais localizados na cidade ou para a área central da Capital.

Foi o quarto Terminal de Transbordo a ser inaugurado em 1992, mas desde a sua inauguração nunca teve qualquer obra que realçasse a sua importância para o transporte de passageiros na Capital.

O Terminal Morenão, ao contrário dos demais existentes é composto por apenas um “corredor” , onde usuários do transporte coletivo dividem o espaço com os vendedores ambulantes que hoje, devido a uma ação do atual administração pública, diminuiu e muito o fluxo destes ao local.

Longe da obra e da pintura original, o Terminal Morenão foi castigado pelo tempo e pela ação dos vândalos e com isso, os dois banheiros – feminino e masculino – praticamente não são utilizados pelos passageiros devido ao péssimo estado de conservação.

Com se não bastasse o mal estado dos banheiros, o mesmo em épocas de chuvas sofre com as goteiras, o bebedouro não funciona, além da falta da Guarda Civil Municipal (GCM), que facilita a ação dos vândalos.

Diante de tantos problemas e depois de ouvir as reclamações dos usuários do transporte coletivo que fazem do Terminal Morenão o ponto de partida para um novo dia, o prefeito Marcos Trad anunciou para esta quinta-feira (24), no próprio gabinete, a solenidade de entrega dos Protocolos de Intenção do Financiamento à Infraestrutura e ao Saneamento (Finisa) e o Programa de Financiamento de contrapartidas do PAC (CPAC), que será entregue à direção da Caixa Econômica Federal (CEF).

 A Prefeitura de Campo Grande vai apresentar à Caixa Econômica Federal uma série de projetos para finalizar grandes obras como o Centro Municipal de Belas Artes; o Centro de Arte e Esporte Unificado do Jardim Noroeste e do Jardim Parque do Sol e a reforma e construção de quatro Terminais de Transbordo, que estão paradas devido à falta de recursos.

Além disso, a Prefeitura firma Termo de Parceria para a realização de estudos sobre Parcerias Público Privadas (PPP). A CEF ofertará todo o aporte técnico necessário para que a Prefeitura esteja estruturada para celebrar as PPPs.

A solenidade de entrega dos Protocolos de  Intenção do FINISA (Financiamento à Infraestrutura e ao Saneamento) e CPAC (Programa de Financiamento de Contrapartidas do PAC), além da assinatura da parceria será nesta quinta-feira (24), às 10 horas, no Gabinete do Prefeito.

Nos projetos objetos do FINISA é que está incluída a obra de reforma do Terminal Morenão, além das construções de mais terminais e entre eles dos Cafezais.

No projeto ainda consta a obra de recapeamento da Avenida Manoel da Costa Lima, além da conclusão do Centro de Arte e Esporte Unificado (CEU) localizado no Jardim Parque do Sol, no bairro Lageado.

0 Comentários

Os comentários estão fechados.

Exibir botões
Esconder botões